História do Karate Shotokan
Acredita-se que as artes marciais ancestrais do Karate Shotokan tenham chegado a Okinawa há muito tempo atras (não existe nenhum tipo de registro escrito a esse respeito). Em meados do século XIV, teve início em Okinawa um forte comércio com suas ilhas vizinhas. Assume-se que esse contato com diversas pessoas de fora da ilha permitiu a entrada de diversos estilos de luta em Okinawa. Então, aproximadamente 500 anos atrás, por volta de 1470, um decreto foi estabelecido na ilha, proibindo a todos os habitantes de portarem armas. Em 1609, todas as armas encontradas na ilha foram confiscadas pelo japoneses, quando esses tomaram o controle de Okinawa. A arte marcial conhecida como Okinawa-te ou Ryukyu-te, que englobava outras como tomar-te, naha-te e shuri-te, provenientes de varias cidades de Okinawa, que não necessitavam de nenhum tipo de arma, ganhou popularidade graças a esses decretos. No entanto a arte só podia ser praticada secretamente.
Guichin Funakoshi iniciou seus estudos com Azato e Itosu em 1879. Em 1906, ele realizou a primeira demostração pública de Karate em Okinawa. Em 1912, o Karate começou a ser ensinado para a marinha japonesa. Em 1914, Funakoshi realizava demonstrações por toda Okinawa, e em 1917, Funakoshi foi convidado a apresentar a arte no Japão, no Butokuden, em Kyoto.
Meses mais tarde, quando se preparava para voltar a Okinawa, Funakoshi foi visitado pelo pintor Hoan Kosugi. Kosugi tambem queria que Funakoshi ensinasse a ele e aos membros e seu grupo de artistas. Então, mais uma vez Funakoshi adiou seu retorno e iniciou os primeiros treinamento organizados de Karate no Japao, no Tabata Popular Club. Nesse período, Funakoshi decidiu permanecer no Japão e dedicar o resto de sua a divulgar o Karate para tod o Japão.
No Japão, Funakoshi escreveu o primeiro livro de Karate, entitulado "Ryukyu Kempo: Karate". O livro teve seu design produzido por Hoan Kosugi, a quem acredita-se tambem a criação do tigre símbolo do Shotokan. Quatro anos mais tarde, o livro foi relançado com o título "Renten Goshin Karate-jitsu"
A popularidade do Karate continuou a crescer. Muitos clubes de Karate foram criados em colégios e universidades por todo Japão. Durante esse período, Funakoshi matinha um dojo em Meisei Juku. No entanto, com o tempo e com o terremoto de 1923, a necessidade de um novo local de treino foi crescendo. Foi oferecido a Funakoshi um espaço no salão de treinos de Kendo de Hiromishi Nakayama. Os alunos de Funakoshi porém, e muitos outros karatecas em todo o Japão, não descansara e ajudaram na costrução de um dojo totalmente ao ensino do Karate ensinado por Funakoshi. Assim, em 1936, surgiu o Shoto-kan, literalmente escola de Shoto. Shoto era o nome com que Funakoshi assinava os seus poemas e quer dizer literalmente "ondas de pinheiro".
OSS!
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Os 5 Dojo Kun
É o conjunto de cinco preceitos (kun) que são normalmente recitados no começo e no fim das aulas de karate no dojo. Estes preceitos representam os ideais filosóficos do karate e são atribuídos a um grande mestre da arte do século XVIII, chamado Tode Sakugawa.
- Hitotsu jinkaku kansei ni tsutomuru koto.
Esforçar-se para a formaçao do caráter.
- Hitotsu makoto no michi o mamoru koto.
Fidelidade para com o verdadeiro caminho da razão.
- Hitotsu do ryoku no seishin o yashinau koto.
Criar o intuito do esforço.
- Hitotsu reigi o omonzuru koto.
Respeito acima de tudo.
- Hitotsu keki no yu o imashimeru koto.
Conter o espírito de agressão.
OSS!
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NIJÔ-KUN - OS 20 ENSINAMENTOS DE FUNAKOSHI
Cada mandamento tem como objetivo modelar o karateca e ensina-lo como agir em cada situação que porventura apareçam contento um mais importante ao dizer que o karatê e defesa nunca se faz o ataque assim como os cinco mandamentos do Dojô-kun ao dizer conter o espírito de agressão para que o mesmo não gere mais guerra, todos esses mandamentos devem ser cumpridos para que a arte seja bem compreendida a um nível alto de sabedoria.
HITOTSU (PRIMEIRO)
1º KARATEDO WA REI NI HAJIMARI REI NI OWARU KOTO WO WASURUNA: NÃO SE ESQUEÇA QUE O KARATE DEVE INICIAR COM SAUDAÇÃO E TERMINAR COM SAUDAÇÃO
2º KARATE NI SENTE NASHI: NO KARATE NÃO EXISTE ATITUDE OFENSIVA
3º KARATE WA GI NO TASUKE: O KARATE É UM ASSISTENTE DA JUSTIÇA
4º MAZU JIKO WO SHIRE SHIKOSHITE TAO WO SHIRE: CONHEÇA A SI PRÓPRIO ANTES DE JULGAR OS OUTROS
5º GIJUTSU YORI SHINJUTSU: O ESPÍRITO É MAIS IMPORTANTE DO QUE A TÉCNICA
6º KOKORO WA HANATAN WO YOSU: EVITAR O DESCONTROLE DO EQUILÍBRIO MENTAL
7º WAZAWAI WA GETAI NI SHOZU: OS INFORTÚNIOS SÃO CAUSADOS PELA NEGLIGÊNCIA
8º HITOTSU-DOJO NO MI NO KARATE TO OMOUNA: O KARATE NÃO SE LIMITA APENAS AO GINÁSIO
9º KARATE NO SHUGYO WA ISSHO DE ARU: O APRENDIZADO DO KARATE DEVE SER PERSEGUIDO DURANTE TODA A VIDA
10º ARAI YURU MONO WO KARATEKA SEYO SOKO NI MYOMI ARI: O KARATE DARÁ FRUTOS QUANDO ASSOCIADO À VIDA QUOTIDIANA
11º KARATE WA YU NO GOTOSHI TAEZU NETSUDO WO ATAEZAREBA MOTO NO MIZU NI KAERU: O KARATE É COMO ÁGUA QUENTE. SE NÃO RECEBER CALOR CONSTANTEMENTE TORNA-SE ÁGUA FRIA
12º KATSU KANGAE WA MOTSUNA MAKENU KANGAE WA HITSUYO: NÃO PENSE EM VENCER, PENSE EM NÃO SER VENCIDO
13º HITOTSU-TEKI NI YOTTE TENKA SEYO: MUDE DE ATITUDE CONFORME O ADVERSÁRIO
14º TATAKAI WA KYOJITSU NO SOJU IKAN NI ARI: A LUTA DEPENDE DO MANEJO DOS PONTOS FRACOS (KYO) E FORTES (JITSU)
15º HITOTSU-HITO NO TEASHI WO KEN TO OMOU: IMAGINE QUE OS MEMBROS DE SEUS ADVERSÁRIOS SÃO COMO ESPADAS
16º DANSHIMON WO IZUREBA HYAKUMAN NO TEKI ARI: PARA CADA HOMEM QUE SAI DO SEU PORTÃO, EXISTEM MILHÕES DE ADVERSÁRIOS
17º KAMAE WA SHOSHINSHA NI ATO WA SHIZENTAI: NO INÍCIO SEUS MOVIMENTOS SÃO ARTIFICIAIS, MAS COM A EVOLUÇÃO TORNAM-SE NATURAIS
18º KATA WA TADASHIKU JISSEN WA BETSUMONO: A PRÁTICA DE FUNDAMENTOS DEVE SER CORRECTA, PORÉM NA APLICAÇÃO TORNA-SE DIFERENTE
19º CHIKARA NO KYOJAKU KARADA NO KANKYU WAZA NO SHINSHUKU WO WASURUNA: NÃO SE ESQUEÇA DE APLICAR CORRECTAMENTE: ALTA E BAIXA INTENSIDADE DE FORÇA; EXPANSÃO E CONTRACÇÃO CORPORAL; TÉCNICAS LENTAS E RÁPIDAS
20º TSUNE NI SHINEN KUFU SEYO: ESTUDAR, PRATICAR E APERFEIÇOAR-SE SEMPRE
Oss!
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