Competições

As Competições

As competições de Karatê Shotokan são meios de se verificar o nível técnico dos competidores e que o praticante tem para se auto avaliar tecnicamente, não sendo assim o objetivo final do Karatê. Vencendo ou perdendo, o mais importante é o seu crescimento como atleta e como pessoa.
As modalidades de competição envolvem o kumitê e o kata, que podem ser disputado por equipe ou individual. Nas competições é analisada a eficiência dos golpes, a dinâmica corporal, a velocidade, a distância eficaz na aplicação dos golpes, a postura, o kime, etc… O praticante deve sempre procurar ser o mais perfeito possível.

O shiai kumitê é a luta de competição onde dois lutadores se confrontam e onde são aplicadas as técnicas exigindo do atleta reflexo e precisão nos golpes. O Kata refere-se às posturas e movimentos simulados de defesa e ataque contra adversários em vários ângulos.
·         No Karatê Shotokan a área de competição é uma espaço compreendido de 8 metros quadrados e livre de qualquer obstáculos.
·         No shiai kumitê para diferenciar os dois atletas, o primeiro usará a faixa branca e os árbitros vão se referir a ele com a bandeira branca (SHIRO) e ao outro com a vermelha (AKA).
·         Na avaliação dos competidores nos kata serão observados os seguintes itens: equilíbrio, dinâmica do corpo, forma, força, transição, etiqueta, maestria, hesitação e sincronização quando equipe.
O Karatê é muito praticado por várias pessoas com objetivos diferentes do real objetivo do Karatê. Para alguns são praticados como lazer, para outros um hobbie, como preparação física, entre outros.
OSS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário