Curiosidades

5 Curiosidades sobre o Karatê

§  O Karate é erroneamente “referido” como japonês porque é uma Arte Marcial que foi “importada” de Okinawa para o Japão.
§  Não se usa o termo “kimono” em artes marciais o certo é DŌGI ou “-GI”, JŪDŌ-GI, KARATE-GI, KEIKO-GI, etc.
KIMONO significa literalmente “coisa de/para vestir”:KI – “vestir, usar (roupa)”, MONO – “coisa, objeto”.
§  Não há palavra plural em japonês. Assim, a palavra “KATAS” não existe! As formas corretas de escrever isto podem ser: OS KATA ou AS KATA, sem o “s” final.
§  ­Ao lado do judô, o karatê é, atualmente, uma das artes marciais mais praticadas no Brasil – ensinada, inclusive, em escolas primárias. E um dos principais motivos para tamanha popularização foi o sucesso de um filme sobre o assunto. Karate Kid, de 1984, do diretor John Avildsen, conta a história de um professor japonês de artes marciais radicado nos Estados Unidos que conhece um garoto chamado Daniel (a quem ele chamava de Daniel-San, ou “Senhor Daniel”) e resolve ensinar técnicas de karatê a ele.
§  A popularidade do caratê também já foi explorada no mundo dos videogames. Além dos jogos nos quais a modalidade é o tema central, um personagem karateca, em especial, tornou-se célebre em um dos games mais famosos da década de 90, o Street Fighter, que consagrou o lutador Ryu como um dos preferidos dos jogadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário